Bancários e servidores do Detran fazem paralisação nesta sexta em PE

banco-do-brasil-garanhuns
Foto: Reprodução / imagens da internet

Integrando o Dia Nacional de Greve, os bancários pernambucanos irão cruzar os braços nesta sexta-feira (11). De acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, a decisão de participar da greve nacional foi tomada em assembleia. Além do fechamento das agências, estão previstos protestos nas ruas. Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) também aderiram ao movimento e devem cruzar os braços.

caixa-garanhunsO presidente interino do Sindicato dos Bancários, Fabiano Moura, confirmou a paralisação das agências bancárias do bairro do Recife e do Banco do Brasil da Avenida Guararapes, no Centro do Recife. As atividades serão retomadas ao meio-dia, com ato em frente a agência da Av. Guararapes. Ainda de acordo com Fabiano, ainda não se sabe se outras unidades irão aderir a greve.

Uma nota foi publicada no site dos bancários convocando a categoria para a paralisação. O comunicado diz que se os bancários não se organizarem, os direitos solicitados não serão atendidos. Confira a íntegra da nota:

Bancários vão engajar-se no Dia Nacional de Greve

Os bancários decidem participar do Dia Nacional de Greve marcado para a próxima sexta-feira(11). Serão fechadas agências e avenidas. A posição predominante é de que se a categoria não se organizar, seus direitos serão retirados pelos projetos de privatização e terceirização em curso. A decisão foi consensuada em assembleia realizada na noite desta terça-feira(8).

O ato é uma resposta da classe trabalhadora aos ataques do governo golpista de Michel Temer aos direitos dos cidadãos brasileiros. A Central Única dos Trabalhadores (CUT), junto com outras centrais sindicais, convoca todos os trabalhadores a participarem da mobilização nacional.

A ação do Sindicato dos Bancários de Pernambuco inclui fechar a Avenida Marquês de Olinda e realizar ato em frente ao Banco do Brasil da Avenida Guararapes. Em seguida, os trabalhadores se somarão às demais categorias que farão diversas manifestações em todo Estado.

Mesmo com perspectivas diferentes a respeito das estratégias, todos concordaram que é crucial estar nas ruas nesse momento para enfrentar os frontais ataques aos direitos sociais. “Os bancários precisam compreender que esse projeto neoliberal do governo golpista de Temer já está nos atingindo diretamente”, alerta. Ele destaca que estão em curso os projetos de privatização da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste do Brasil, de legalização da terceirização de atividades-fim e da supressão da garantia ao emprego. “Isso significa na prática que os banqueiros vão poder reduzir salários, suprimir benefícios e até demitir o empregado e contratar um terceirizado cujo custo é menor. A única saída agora é tirar a gravata e ir à luta juntamente com demais trabalhadores”, convoca.

Paralisação do Detran é motivada pela PEC 55/16

detranServidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) informaram que a categoria aderiu à mobilização “em protesto à tramitação da PEC 55/16 (antiga PEC 241) no Senado, que prevê o congelamento dos investimentos públicos pelos próximos 20 anos”.

A entidade informou também que os servidores irão aproveitar a greve para fazer uma assembleia e “deliberar pelo andamento da mobilização da categoria, que não descarta novas ações após esta paralisação”.


informações do JC online. CONFIRA)

Deixe uma resposta