Parceria entre Funase e Escola Dom Bosco garante até 20% das vagas em cursos gráficos a socioeducandos do Case Cabo e Santa Luzia

Oportunidades são para Impressão Offset, Acabamento Gráfico e Web Design

Foto: Divulgação/Funase

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e a Escola Dom Bosco formalizaram, por meio da assinatura de um termo de cooperação, a parceria exitosa que já existe desde 2015. Até 20% do quantitativo de vagas disponíveis nos cursos gráficos, sendo eles o de Impressão Offset, Acabamento Gráfico e Web Design, serão reservadas aos adolescentes e jovens dos Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho e Santa Luzia.

Para a Diretora-Presidente da Funase, Nadja Alencar, a celebração dessa parceria já solidificada, enriquece as duas instituições. “Quando, por meio da educação, tocamos o coração e a mente dos nossos adolescentes, eles dão uma resposta extremamente positiva. A gente consegue, a partir da ação educativa, oportunizar um novo direcionamento à vida dos adolescentes. Isso tem um efeito multiplicador fabuloso dentro das nossas unidades e casas”, destacou.

A Escola Dom Bosco é uma entidade não governamental de ação social da Rede Salesiana do Brasil, atualmente atende 7 adolescentes da Funase, mas outros 12 já foram beneficiados. Segundo a coordenadora pedagógica da Escola, Fernanda Santana, a confiança e o empoderamento dos jovens são a base do relacionamento mantido pela instituição.

“Acreditamos que a socioeducação está acontecendo, a gente sente. Os adolescentes também sentem que podem ir além. Sabemos como eles chegam e agora como eles estão. Não é um trabalho difícil, é um trabalho prazeroso, porque investir no crescimento do outro dá prazer. A felicidade dos meninos e meninas nos realiza como pessoas e como profissionais”, enfatizou Fernanda Santana.

Para participar dos cursos os socioeducandos devem ter entre 18 e 21 anos, estarem cursando ou terem concluído o ensino médio. As aulas são oferecidas de segunda a quinta-feira, com quatro horas de duração. O curso de Impressão Offset tem duração de 10 meses, o de Acabamento Gráfico e o de Web Design duram 5 meses, todos eles podendo ser estendidos por igual período. Ao final, os socioeducandos que concluírem o curso com aproveitamento serão certificados.

Além das vagas para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, a Escola Dom Bosco também oferece vagas para adolescentes egressos, dentro do Projeto Vida Aprendiz, criado a partir do Decreto nº 41.695/2015, que determina que 30% das vagas destinadas a aprendizes em instituições públicas ou empresas sejam preenchidas por esse público.​


Assessoria de Comunicação
(81) 99488-2238 / (81) 3184-5423
Site: www.funase.pe.gov.br
Facebook: facebook.com/funasepe
Twitter: @funasepe
Banco de imagens: flickr.com/funasepe/sets

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *