UFPE divulga novo calendário acadêmico 2017

Aulas de reposição deste semestre acontecem entre 9 de janeiro e 8 de fevereiro

Ocupações de 11 unidades da UFPE começaram em outubro / Bobby Fabisak/JC Imagem
Ocupações de 11 unidades da UFPE começaram em outubro Bobby Fabisak/JC Imagem

Após a desocupação dos prédios dos campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) de Recife, Vitória e Caruaru, entre a noite de quinta-feira (22) e a manhã de ontem, um novo Calendário Acadêmico-Administrativo do Ensino de Graduação foi estabelecido para 2017. As aulas de reposição para o semestre letivo 2016.2 vão acontecer de 9 de janeiro a 8 de fevereiro, conforme definido em reunião do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE), realizada na reitoria, na tarde desta sexta, com participação de professores, técnicos administrativos e estudantes.

A reformulação foi necessária porque professores realizaram uma paralisação e estudantes ocuparam as unidades desde outubro, em protesto a medidas como a reforma do ensino médio e a PEC-55, que limitou os gastos públicos. A desocupação ocorreu após um acordo firmado entre a gestão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e os estudantes.

Poucas pessoas estavam no câmpus do Recife pela manhã, apenas alguns funcionários, vendedores e um ou outro estudante, mas nenhum participante das ocupações. Uma vistoria técnica foi realizada pela UFPE, Defensoria Pública e movimento Juristas Pela Democracia, no período da tarde e, logo em seguida, os centros foram liberados.

As aulas do semestre 2017.1 começam no dia 6 de março. O calendário completo será disponibilizado na segunda-feira (26), no site da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad).

ESTADO

As 11 escolas da rede estadual ocupadas pelo movimento estudantil também já estão liberadas. O último prédio (EREM Cândido Duarte, em Apipucos, Zona Norte) foi desocupado na manhã de ontem, após visitas de um oficial de justiça, segundo informações da Secretaria de Educação do Estado. Com exceção desta instituição (que retoma as aulas na segunda), todas as outras unidades já estão em aulas. Um calendário de reposição está sendo elaborado por alunos e professores para ser validado pela secretaria.


Fonte: JCOnline

Deixe uma resposta